sexta-feira, 4 de maio de 2012

Video Sobre Sociedade da Informação

   




Mobilidade


Podemos ver que nessa nova era terá quatro grandes tendências: serviços em nuvem, big data, negócios sociais e banda larga móvel.
Os usuários terão seus próprios ambientes de Tecnologia de Informação, chamada de consumerização.
A quantidade de aplicativos na era PC para a era da mobilidade é muito superior.
Está havendo um aumento da necessidade de suporte.
ampliar o inferno astral das áreas de TI, a tendência cria um novo conceito: as nuvens pessoais, usadas por estes usuários para acessar seu próprio conteúdo onde ele estiver.
Precisa-se aumentar a segurança dos arquivos pessoais .

Seminário sobre computadores de Rede


Serviços de terminais Burros, é um dispositivo que somente se conecta o teclado, mouse, monitor, entradas usb dependendo do dispositivo e marca e o cabo de rede padrão Conector RJ 45 ou por rede Wireless, por que isso, hoje se usa este tipo de tecnologia pois utiliza um computador central (Servidor) onde fica os arquivos armazenados e interface de cada usuário gravado, dando o acesso rápido e utilizando somente o processamento do servidor e utilização de memoria ram. Sendo um custo beneficio bastante significante, aumentando assim a produtividade e o baixo índice de queda de banda larga. Os dados e a interface de usuário ficam protegidos por senha, e se usa o Windows Server – um sistema operacional rápido e eficiente de uso em servidores, e com ele se pode fazer o acesso remoto da área de trabalho do usuário. O Terminal Burro é conforme mostra as fotos a seguir:

Fonte: Terminal Burro - Baú da TI Site: http://eduardorsilveira.wordpress.com/2011/05/03/terminal-burro/

A Conexão do terminal Burro é feita conforme a imagem a seguir:


Fonte: Comunidade Multilinux O que é um multiterminal http://ronaldcosta.pro.br/sitio/wordpress/o-que-e-um-multiterminal

Sociedade da Informação e Era da Informação


Sociedade da informação e a era da informação, são duas ideias que de hoje em dia são totalmente predominantes. Com a modernidade tudo que se pensa e utiliza vem da tecnologia informatizada.
A sociedade da informação hoje aproveita das tecnologias em todos aspectos, no trabalho, em casa e no lazer.
A utilização da tecnologia na sociedade da informação está presente em todas as atividades, vendo televisão, telefonando, indo ao caixa eletrônico e navegando na internet.
A era da informação está presente em todo instante de nossa vida.
A velocidade de transmissão da informação é evidente a sua eficiência.
A 30 anos atrás não se era possível ver um jogo de futebol ao vivo, sendo que hoje de qualquer lugar temos como assistir televisão, ver todas as noticias do Brasil e do mundo com apenas um toque.

Sobre Bill Gates e Steve Jobs e comparativos sobre os dois.


Bill Gates é, sem dúvida, um dos homens mais famosos do mundo, não só pela sua grande fortuna, acumulada em 58 bilhões de dólares, mas também por ser o responsável pela criação do SO Windows. O pai do sistema operacional Windows, sempre foi acusado de ser um capitalista sem escrúpulos, um ladrão de idéias ou um oportunista. Mesmo assim, é inegável que sua participação na história da informática foi impactante.
Este ano tivemos a despedida de Gates do mundo dos negócios, depois de quase quarenta anos à frente de uma das empresas mais reconhecidas do mundo, o todo poderoso resolveu pendurar as chuteiras. Poucas pessoas sabem realmente como foi a trajetória do gênio da informática, desta forma como uma singela homenagem à gorda aposentaria de Bill, vamos mostrar como um menino vindo de uma família rica, conseguiu se tornar mais rico ainda.
Steve Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955 e, caso estivesse vivo, hoje completaria 57 anos. Jobs foi o cofundador da Apple e, por muitos anos, esteve na liderança da empresa de tecnologia que ele ajudou a colocar no topo em todo o mundo. Jobs faleceu no dia 5 de outubro de 2011, vítima de câncer no pâncreas. 

Fonte:
http://www.tecmundo.com.br/steve-jobs/19761-steve-jobs-completaria-57-anos-hoje.htm
Comparativo:
Bill Gates e Steve Jobs foram de grande influencia na tecnologia da informação, fundadores de duas gigantes da informática no caso Microsoft e Apple. Foram aliados e rivais quase ao mesmo tempo devido a copia deslavada do Windows em relação ao Mactosh. Uma diferença entre os dois foi que Bill Gates fazia somente software e Steve Jobs fazia tanto a parte de Software quanto Hardware. Hoje Bill Gates está aposentado de suas atividades na Microsoft e Steve Jobs faleceu devido a um câncer no pâncreas. 

Resumo do Filme Piratas da Informática



Sobre o filme Piratas da Informática posso dizer que através das personalidades de Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, entre outros, o desenvolvimento da história da microinformática e da popularização dos computadores. Mostra algo sobre a luta de alguns estudantes contra o domínio da produção de computadores por grandes empresas e também faz uma abordagem a cerca das primeiras reações culturais a esse processo de popularização. Steve Jobs é um garoto hippie e contestador, que vai a passeatas na universidade, toma LSD e tem inspirações messiânicas. Mas acaba exigindo escolher o nome da filha – Lisa, mesmo nome que deu, em 1978, ao antecessor do Macintosh. Bill Gates é o completo oposto. Faz coleção de revistas Playboy e gosta de beber cerveja jogando pôquer com seus amigos Paul Allen e Steve Ballmer. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão comumente encontramos hoje, existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia. Alguns apaixonados pela eletrônica começaram a desenvolver protótipos de circuitos que poderiam ser microcomputadores. Entre eles, podemos mencionar os nomes de Steve Jobs e Steve Wozniak, que juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal como resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome a esse protótipo de Apple. Com o sucesso do modelo, eles decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu a Apple Computer. No lançamento do Apple II em 1977 numa pequena feira de informática, Bill Gates, até então desconhecido, é esnobado por Steve Jobs. A partir deste momento ele resolve destruir a Apple. As grandes empresas como IBM, Xerox e outras não acreditavam na popularização dos computadores pessoais e nessa época não se interessaram pelo investimento. Mais logo perceberam o que estavam perdendo e começaram a retomada do tempo perdido na busca de produzir melhores computadores que a Apple Computer, que fechou a década como uma das melhores. Em 1980, a IBM decidiu entrar no setor e queria fabricar um microcomputador que superasse o Apple II da Apple. A empresa criou o hardware do computador, os circuitos lógicos em si, porém deveria haver um sistema operacional para que ele e os programas pudessem funcionar. Contratou então uma outra empresa, a Microsoft para criar um sistema operacional que fosse compatível com o seu projeto. Precisamente nesse ponto, entra na história a figura daquele que se tornaria um dos homens mais ricos de todos os tempos, Bill Gates. A Apple cria o Macintosh e o Lisa, dois projetos com interface gráfica. Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores. Com muita malícia, ele fecha um contrato para fornecer programas para o Macintosh. Quando Jobs percebe, Bill já roubou sua tecnologia e criou o Windows – uma cópia deslavada do Macintosh. O filme termina com a Apple se rendendo, em 1997, a Bill Gates – coisa que realmente aconteceu.




Linha de Tempo dos Computadores

Imagem 1
Fonte: Ábaco - Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/matematica/o-abaco.htm
Imagem 2
Fonte: História do Computador Time Line http://www.dipity.com/SB23/historia-do-computador_1/



Fonte da Imagem: Site Revista Veja - veja.abril.com.br/blog/tech/sem-categoria/tablet-do-google-e-adiado-para-julho-diz-site/


Abaco - Podemos falar que foi o primeiro "Computador" pois ele facilitava na antiguidade as somas e caculos diversos. Na imagem 2 tem ilustrado o primeiro computador projetado em 1880. Podemos ver na imagem acima como eram os computadores antigamente, a primeira imagem na linha de tempo temos um computador que ocupava uma sala inteira, tinha em vez de capacitores, válvulas que eram necessário esquentar para poderem funcionar, este foi desenvolvido pela IBM durante a 2ª Guerra Mundial, nas imagens seguintes vemos como os computadores foram diminuindo de tamanho, na quinta imagem vemos o primeiro computador desenvolvido por Steve Jobs que o denominou Apple 1, na sexta imagem já observamos que o computador ganha um item amais, no caso o monitor de vídeo, onde se eram necessários o desenvolvimento de softwares com propriedades gráficas, mais tarde o computador ganha mais um item de grande uso até hoje, o mouse, que era necessário para arrastar documentos, clicar e dar comandos somente rolando ele em cima da mesa, de pro ano 2000 os computadores  foram ficando com design mais desenvolvido, mas bonito e com a cor preta, mais tarde lança os monitores de LCD que além de fino, tem um visual moderno e bonito, dentro desta evolução dos computadores podemos citar a criação dos computadores portáteis, chamados de notebooks/laptop/netbook como vemos na decima segunda imagem um dos primeiros notebooks e nas decima quarta e decima quinta os mais evoluídos notebooks da atualidade, onde se tem um design ultra fino e capacidade de hardware de alta performance, no decimo quarto por exemplo temos um MacBook que alem da fama de ser um dos melhores, é o mais versátil, e fino do momento. A ultima figura que anexei é de um tablet, onde hoje é o que está em alta, pois além de leve, muito mais fino e não possuir teclado querty externo, ele possui uma interface grafica de alta resolução, sendo a utilização de seus aplicativos direto na tela com o toque apenas dos dedos, acesso a internet via tecnologia WiFi   ou por banda larga 3G por telefonia móvel, de qualquer lugar você utiliza a internet, sendo ela rápida e eficiente.

Por que fazer o curso de Gestão de T.I


Fazer o curso de Gestão de T.I. é uma realização para mim, pois é um curso diretamente ligado ao que gosto de fazer e com o que trabalho no caso sou gestor dos programas do ministério da saúde aqui de meu município, preferi fazer  o curso de graduação pois por parte de aceitação ao mercado de trabalho é mais garantido do que um curso técnico, e o curso tem maior valor por ser uma graduação. 

O que é Tecnologia da Informação


A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.
Fonte: http://www.infowester.com/ti.php - O que é Tecnologia da Informação (TI)?

Quem sou eu



Sou um estudante, moro em São Vicente de Minas, estudei no Colégio Marista de São Vicente cursando os ensinos Fundamental e Médio, sou profissional em parte eletrica onde fiz um curso profissionalizante de Eletrica Residencial, Comercial e Industrial durante um ano e três meses em São Lourenço - Minas Gerais antes disso , hoje estudo no Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves onde faço o curso de Gestão de Tecnologia da Informação sendo que mudei de área devido a maior abrangência tanto na parte trabalhista quanto na parte financeira e devido o meu gosto evidente por todo tipo de tecnologia.